top of page

GLOSSÁRIO

 

 

Beta Reader: Indivíduo designado a ler, geralmente em primeira mão, um contéudo em teste. No caso das fanfics, é a pessoa que utiliza seu olhar crítico sobre um história a ser publicada, avaliando personagens, descrições, diálogos, cenários, estrutura textual, entre outros aspectos, para que o autor atinja seu objetivo. O beta reader não atua como corretor ortográfico, apenas dá direcionamentos. 
 
Canon: Canône. Conjunto de textos que a comunidade de fãs aceita como parte legítima da franquia de mídia, "amarrando", assim, as especulações e elaborações dos fãs.
 
Capista: Pessoa que se voluntaria a criar capas (montagens, desenhos, ilustrações...) e/ou propagandas para uma determinada fanfic. 
 
Classificação episódica: s01e01 ou 01x01 - divisão de temporada versus episódio.
 
Cliffhanger: Gancho. Cena final de um episódio que corta a trama no clímax e desperta a curiosidade do espectador. Tipo de final que fideliza a audiência, causando a sensação de obrigação para acompanhar o episódio seguinte. Recurso comum em episódio de encerramento da temporada. 
  
Crossover: Cruzamento entre séries, quando ocorre a participação de um ator ou mais atores de determinada série em outra, do mesmo canal. Exemplo: atores de The Vampire Diaries em The Originals (CW). A união de duas séries em um mesmo episódio é uma forma de aumentar a audiência de ambas. 
 
Dark Lemon: cenas de sexo entre homens.
 
Fandom: Palavra de origem inglesa. Junção da expressão fan kingdom (reino de fãs, em tradução literal). Designa comunidades de fãs de um determinado programa de televisão, artista, banda ou fenômeno em particular. 
 
Fan fiction, fanfiction ou fanfic: narrativa ficcional escrita por fãs. Nome dado às histórias complementares de uma determinada série, escrita por fãs em fóruns, sites, blogs e afins. Não é atividade remunerada. Segundo Henry Jenkins, no livro Cultura da Convergência, fanfiction é: “o nome dado, originalmente, a qualquer narração em prosa com histórias e personagens extraídos dos conteúdos dos meios de comunicação de massa”. 
 
Fall Season:  Época do ano em que grande parte das principais séries voltam a ser exibidas nos EUA. O nome fall season faz referência à estação do ano em que isso acontece, o outono (fall), iniciado em setembro no hemisfério norte. é quando voltam as séries da ABC, como Grey's Anatomy, Scandal e Once Upon a Time, por exemplo.  
 
Femmeslash: Relacionamento amoroso entre mulheres.
 
Flashback: Quando uma série retorna no tempo, para mostrar uma cena que pela linha cronológica da série já aconteceu. Geralmente representa alguma lembrança de um personagem. Recurso muito usado na série dramática Breaking Bad (AMC). 
 
Flashfoward: É a mesma coisa que o flashback, porém mostrando o futuro, o que irá acontecer. Recurso muito utilizado em Breaking Bad.
 
Flop: Contrário de hit. Aquela série que fracassou nos índices de audiência e pode ser cancelada já no piloto. 
 
Franquia: Operação coordenada para imprimir marca e mercado a um conteúdo ficcional, no contexto dos conglomerados de mídia.  
 
Hentai ou Restrita: Fanfic com cenas de sexo heterossexual.
 
Hiato: Período entre o final de uma temporada regular para o início da próxima. Intervalo em que a série permanece sem ser exibida, pode ser semanas ou meses. há série que possuem diversos hiatos durante sua temporada. Ex.: Glee (FOX).
 
Hit: Definição de série que alcança o sucesso. A série que mais deu certo durante uma temporada e caiu no gosto do público. Ex.: Game Of Thrones (HBO).
 
Hype: Atenção excessiva a um determinado personagem ou uma série, caracterizado pelos burburinhos, comentários boca a boca. Às vezes corresponde, outras vezes não. Não é confiável. 
 
Longfic: Quando a história tem capítulos longos e geralmente a história tem muitas voltas.
 
Maintext: Enredo, situações ou romances que aparecem explicitamente na obra original e são explorados na fanfic.
 
Mid season: É a baixa temporada do mundo das séries. As temporada dos principais shows terminaram e só devem voltar em setembro, quando a fall season recomeça.  
 
Mid season finale: É o episódio que vem antes do hiato de uma série. Ainda não é o season finale, já que a temporada não acabou. Geralmente termina com um gancho, para prender a audiência durante o período em que a série ficará afastada. Por isso é considerado um mini-finale.
 
MVP: Sigla para most valuable player (mais valoroso jogador, em tradução literal). Aquele personagem ou ator que apresenta uma atuação impecável. O termo vem da imprensa norte-americana para indicar o melhor atleta em um evento esportivo. Foi adotado pelos fãs de seriados para indicar os atores que tiveram a melhor performance em um determinado episódio.
 
Non canon: Conjunto de textos que a comunidade de fãs aceita como parte ilegítima da franquia de mídia, adivindas de ficções de fãs ou outros produtos da própria franquia, como podcasts, histórias em quadrinho, livros, audiobooks, entre outras mídias.  
 
OC: Original Character - É quando a fic possui algum personagem criado pelo autor da fanfic.
 
OOC: Out of Character - Quando o personagem age de forma diferente do habitual.
 
Oneshot: Fanfic que contém somente um capítulo (one-shot: um-tiro, por ser uma leitura rápida), seja ele curto e postado de uma só vez ou longo e postado em partes.
 
Piloto: Primeiro episódio que uma série produz. Muitas vezes, o piloto serve como um teste, podendo até ter rumos modificados nos episódios seguintes, de acordo com a resposta do público. Não é raro ver os pilotos vazarem antes das séries estrearem. 
 
POV (Point of View - ponto de vista): Indica de quem é o ponto de vista da cena, ou seja, quem narra a história. Pode ser um personagem principal ou secundário.
 
Plot twist: Mudança radical ou inesperada na trama. reviravolta que pode mudar totalmente o direcionamento de algum romance literário, série de televisão, filme, histórias em quadrinhos ou video games. Para alguns, os twists podem ser antecipados. há o final supreendente, que ocorre próximo ou na conclusão de uma história. 
 
R.A. (Realidade Alternativa): Quando a fanfiction se passa com os mesmos personagens e locais dos criados pelo(a)autor(a) original, porém, um dos fatos mudam. (Ex.: Draco e Harry lutam lado a lado contra Voldemort, da série Harry Potter).
 
Slash: Gênero da fan fiction - ou da produção cultural feita por fãs, de maneira geral - que imagina uma relação homoerótica entre personagens ficcionais extraídos de textos das mídias de massa. 
 
Season premiere: Início de uma série.  Exibição da versão do piloto. ex: Sherlock.  
 
Season finale: Episódio final de uma temporada que vai continuar a ser exibido. não confundir com temporada final. 
 
Series finale: Final de uma série (cancelamento abrupto ou prévio). é o último episódio de uma série. Tanto pode ser planejado e fechando as pontas da história, com pode, simplesmente, acabar sendo um episódio qualquer, quando ela é cancelada abruptamente. 
 
Series premiere ou pilot: Primeiro episódio de alguma série. Exibido se uma série estreante passou no teste e irá voltar numa segunda temporada, a partir de então, todo o primeiro episódio d temporada será conhecido por season premiere. 
 
Ship: Palavra derivada de Relationship (relacionamento em inglês). Designa casal romântico. Um ship pode ser cannon (casal presente na obra original) ou fannon (casal que não existe na obra original).
 
Shipper: É como se denominam as pessoas que torcem pela concretização de um casal de alguma série. Acredita-se que o termo tenha surgido entre fãs de Arquivo X, que torciam pelo romance entre os personagens principais, Mulder e Scully. Os fãs ainda criam nomes para os seus shipps (veja acima) favoritos, por exemplo, Finchel (junção dos nomes Finn e Rachel, protagonistas da série Glee). 
 
Shounen-ai: Fanfic sobre relacionamentos entre homens, geralmente platônico.

Shoujo-ai: Fanfic sobre relacionamentos entre mulheres, geralmente platônico.
 
Showrunner: É o todo poderoso de uma série. Ou seja, o produtor que tem a decisão final em todas as questões da série. Geralmente, essa pessoa é também roteirista ou criadora da série. Um bom exemplo é Ryan Murphy, showrunner de Glee e American Horror Story, entre outras séries.
 
Shortfic: Fanfic de poucos capítulos (de 3 a 5). Funcionam como minisséries e os capítulos podem ser longos ou curtos.
 
Songfic: Quando a fanfic segue acompanhada da letra (e/ou tradução) da música, escolhida pelo(a) autor(a), como trilha sonora. Geralmente seu gênero é drama e são oneshots ou shortfics (veja acima).
 
Spin-off: É uma série derivada de outra. pode acontecer quando algum personagem é tão carismático, e a série faz tanto sucesso que ele engata um programa próprio, como aconteceu com o personagem Angel, da série Buffy, que ganhou um programa próprio e as séries CSI e Law and Order, com suas infinitas variações. 
 
Spoiler: Vem do verbo inglês "to spoil", estragar alguma coisa. antecipar algum acontecimento da trama, sem aviso prévio, pra quem não assistiu, estragando a surpresa. 
 
Spoiling: Inicialmente, este termo referia-se a qualquer revelação sobre conteúdo de uma série de televisão que talvez não fosse do conhecimento de todos os participantes de uma lista de discussão na Internet. Gradualmente, spoiling passou a significar o processo ativo de localizar informações que ainda não foram ao ar na televisão. 
 
Subtexters: Fãs de situações ou romances subentendidos na trama original. 
 
TBA: To be announced, a ser anunciado. Refere-se a nomes de episódios. 
 
Temporada (season): É um conjunto de episódios de uma série. Todo ano, temos esse conjunto sendo exibido. Normalmente, uma temporada é igual a ano. Ou seja, você pode chamar de segunda temporada ou ano dois. O que interessa mesmo é que normalmente fica entre 20 e 32 episódios. Se for de tv a cabo, diminui para 10 a 13 episódios. Se for inglesa, prepare-se para três ou seis míseros episódios por temporada.

Threesome: Fanfic com cenas de sexo a três.
 
TWT - Time? What time?: Fora da linha temporal. Não tem tempo cronológico. O personagem conta do passado e volta para o futuro, assim sucessivamente, mas normalmente coloca-se algo como flashback, indicando que voltou a certo ponto passado da história.
 
Tipos de Classificação: 
 
G (Livre ou K/K+) - Fic liberada para todas as idades. O site Fiction Ratings subdivide esta classificação em duas categorias: K e K+.
 
K -  Livre de qualquer linguagem grosseira, violência e temas adultos.
 
K+ - Conteúdo com menor grau de violência, insinuações de linguagem grosseira e ausência de temas adultos, recomendável para crianças maiores de 9 anos.
 
PG-13 (NC-13 ou T) - Não recomendável para menores de treze anos por conter alguma violência, linguagem levemente grosseira, e sugestão de temas adultos. Cenas leves.
 
PG-15 (PG ou NC-15) - Não recomendável para menores de quinze anos por conter cenas de violência, linguagem grosseira e temas adultos leves. Cenas estilo médio.
 
PG-17 (NC-17, M/MA ou R) - Não recomendável para menores de dezessete anos por conter cenas de descrição explicita de violência, uso liberado de forte linguagem grosseira, e temas adultos tratados de modo detalhado e explícito. Cenas fortes.
 
Hentai (ou R-18): Contém cenas de sexo, não recomendado para menores de 18 anos.
 
U.A. (Universo Alternativo): A fanfic se passa num mundo diferente do criado pelo(a) autor(a) original da série, mas utilizando os personagens já existentes na história, na maioria das vezes buscando não alterar as características físicas e psicológicas das personagens.
 
Upfront: É aquele momento em que as emissoras realizam eventos de apresentação oficial a fim de revelar novos projetos, novos rumos e, mais do que tudo, o que foi cancelado e o que volta para nova temporada.
 
What If: O que aconteceria se a história tomasse um rumo diferente. (Ex: Harry Potter voltar ao passado para salvar o mundo bruxo; etc.)
 
Yaoi: Fanfic com romance entre homens.

© 2014 by Priscila Carvalho

bottom of page